A "nova direita" na corrida presidencial de 2018 : o "mito Bolsonaro" e a (re)ascenção de uma cultura autoritária?

Analisa as estratégias de campanha do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) nas redes sociais na Internet. Optou-se por analisar a campanha na rede, visto que o candidato tem maior destaque nos veículos online, uma vez que não tem tempo no HGPE. Dentre as mídias sociais que o can...

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Principais autores: Vieira, Aiane de Oliveira, Pereira, Bruna Ferrari
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2021
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Resumo: Analisa as estratégias de campanha do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) nas redes sociais na Internet. Optou-se por analisar a campanha na rede, visto que o candidato tem maior destaque nos veículos online, uma vez que não tem tempo no HGPE. Dentre as mídias sociais que o candidato está presente, optou-se pelo Facebook, pois esta é a rede social em que ele aglomera o maior número de seguidores - quase 6 milhões. Este é um estudo quantitativo, que utiliza como técnica de pesquisa a análise de conteúdo e partiu das seguintes hipóteses: Bolsonaro, como uma estrategista militar, lançou mão das mais variadas estratégias persuasivas para convencer seus eleitores e, aproveitando-se da descrença do cidadão no sistema político, apresentou-se ao eleitor como um "remédio" para a crise político-institucional usando discursos autoritários e impactantes, carregados de ódio e que não necessariamente se transformaram em propostas de governo. A análise empírica permitiu concluir que Jair Bolsonaro captou não apenas a descrença dos cidadãos nos canais tradicionais de participação política apresentando-se sob a égide de uma "nova política, mas também se utilizou de Programação Neurolinguística e mensagens subliminares para alcançar públicos de diferentes faixas etárias, passando pelas gerações X, Y e Z. Percebe-se também que as "bolhas" criadas pelos algoritmos de redes sociais juntamente com as estratégias de propaganda utilizadas criaram um público fiel e, consequentemente, uma nova polarização: Bolsominions versus Não-Bolsominions.