Clientelismo nas eleições municipais : como a distribuição de bens individuais e coletivos afeta a percepção dos eleitores

Busca mensurar o quanto eleitores são sensíveis à distribuição de bens promovida por políticos no Brasil. O desenho de análise proposto tem dois objetivos principais: a) testar se o tipo de entregas proporcionadas aos eleitores, sejam elas de caráter individual ou coletivo, aumenta ou diminui a chan...

ver mais

Principais autores: Eduardo, Felipe Lima, Ranulfo, Carlos, Fuks, Mario
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2021
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Busca mensurar o quanto eleitores são sensíveis à distribuição de bens promovida por políticos no Brasil. O desenho de análise proposto tem dois objetivos principais: a) testar se o tipo de entregas proporcionadas aos eleitores, sejam elas de caráter individual ou coletivo, aumenta ou diminui a chance de voto em candidatos a prefeito; e b) verificar se diferentes contextos eleitorais interferem sobre a relação entre distribuição de bens e voto. Para responder ao primeiro objetivo usou-se um conjunto inédito de survey experiments realizados durante as eleições municipais de 2016 no Brasil. Para o segundo objetivo, aproveitou-se que as cidades possuem tamanho populacional e contexto eleitoral diversos para testar se o cenário eleitoral afeta os resultados obtidos nos experimentos. Desta forma, buscou-se responder à seguinte questão: Em que medida os bens, individuais ou coletivos, distribuídos por políticos afetam as expectativas dos eleitores?