Clientelismo nas eleições municipais : como a distribuição de bens individuais e coletivos afeta a percepção dos eleitores
Busca mensurar o quanto eleitores são sensíveis à distribuição de bens promovida por políticos no Brasil. O desenho de análise proposto tem dois objetivos principais: a) testar se o tipo de entregas proporcionadas aos eleitores, sejam elas de caráter individual ou coletivo, aumenta ou diminui a chan...
Principais autores: | Eduardo, Felipe Lima, Ranulfo, Carlos, Fuks, Mario |
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Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Outro |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2021
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Busca mensurar o quanto eleitores são sensíveis à distribuição de bens promovida por políticos no Brasil. O desenho de análise proposto tem dois objetivos principais: a) testar se o tipo de entregas proporcionadas aos eleitores, sejam elas de caráter individual ou coletivo, aumenta ou diminui a chance de voto em candidatos a prefeito; e b) verificar se diferentes contextos eleitorais interferem sobre a relação entre distribuição de bens e voto. Para responder ao primeiro objetivo usou-se um conjunto inédito de survey experiments realizados durante as eleições municipais de 2016 no Brasil. Para o segundo objetivo, aproveitou-se que as cidades possuem tamanho populacional e contexto eleitoral diversos para testar se o cenário eleitoral afeta os resultados obtidos nos experimentos. Desta forma, buscou-se responder à seguinte questão: Em que medida os bens, individuais ou coletivos, distribuídos por políticos afetam as expectativas dos eleitores? |
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