Do plebiscito a prefeitura : a permanente construção da imagem política
Aborda a importância da campanha permanente para resultado da campanha eleitoral através da análise da estratégia utilizada para a construção da imagem do candidato Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) à prefeitura municipal de Belém nas eleições de 2012. A pesquisa empírica analisa, por um lado, duas campanh...
Principais autores: | Valente, Alana Karoline Fontenelle, Valente, Osvaldo Rosa |
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Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Outro |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2021
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Aborda a importância da campanha permanente para resultado da campanha eleitoral através da análise da estratégia utilizada para a construção da imagem do candidato Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) à prefeitura municipal de Belém nas eleições de 2012. A pesquisa empírica analisa, por um lado, duas campanhas distintas - a campanha plebiscitária (que deliberou acerca da divisão do estado do Pará) e campanha eleitoral em 2012 - e, por outro, as estratégias de construção de imagem nelas empregadas. Através da comparação e análise desse material, verificou-se que os elementos midiáticos da campanha plebiscitária transcenderam seu período e chegaram à campanha eleitoral de Zenaldo Coutinho de 2012. Para subsidiar a discussão proposta, parte-se de um referencial teórico que discute a centralidade que os meios de comunicação têm assumido nas democracias contemporâneas para possibilitar a compreensão das estratégias de marketing usadas fora e dentro do período eleitoral. Usando o método DOXA, concluímos que o plebiscito e toda exposição positiva que possibilitou foi a janela de oportunidade que surgiu e permitiu a construção de uma candidatura viável para Zenaldo Coutinho. |
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