Na tela e nas urnas : novas evidências da influência dos debates e da propaganda eleitoral na decisão do voto presidencial em 1989

O ano de 1989 foi primordial para se pensar os papéis dos meios de comunicação numa eleição majoritária. Passados 21 anos, há ainda hipóteses controvertidas, mas pouco testadas, de como a propaganda eleitoral e os debates foram decisivos naquela eleição presidencial. Trazemos aqui novas evidências p...

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Autor principal: Lourenço, Luiz Claudio
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2021
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Resumo: O ano de 1989 foi primordial para se pensar os papéis dos meios de comunicação numa eleição majoritária. Passados 21 anos, há ainda hipóteses controvertidas, mas pouco testadas, de como a propaganda eleitoral e os debates foram decisivos naquela eleição presidencial. Trazemos aqui novas evidências para esta reflexão. Examinamos aqui, com surveys nacionais do IBOPE (n=3650) e Datafolha (n=5802), modelos estatísticos para testar a força das variáveis: preferência partidária, renda, avaliação do programa de propaganda eleitoral e avaliação dos debates presidenciais de Collor e Lula. O estudo está em andamento e já encontra achados significativos no sentido de que a avaliação da Propaganda Eleitoral - HGPE e a avaliação do desempenho nos debates televisivos se relacionam significativamente no incremento ou perda das chances de voto.