Na tela e nas urnas : novas evidências da influência dos debates e da propaganda eleitoral na decisão do voto presidencial em 1989
O ano de 1989 foi primordial para se pensar os papéis dos meios de comunicação numa eleição majoritária. Passados 21 anos, há ainda hipóteses controvertidas, mas pouco testadas, de como a propaganda eleitoral e os debates foram decisivos naquela eleição presidencial. Trazemos aqui novas evidências p...
Autor principal: | Lourenço, Luiz Claudio |
---|---|
Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Outro |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2021
|
Assuntos: | |
Obter o texto integral: |
|
Resumo: |
O ano de 1989 foi primordial para se pensar os papéis dos meios de comunicação numa
eleição majoritária. Passados 21 anos, há ainda hipóteses controvertidas, mas pouco testadas,
de como a propaganda eleitoral e os debates foram decisivos naquela eleição presidencial.
Trazemos aqui novas evidências para esta reflexão. Examinamos aqui, com surveys
nacionais do IBOPE (n=3650) e Datafolha (n=5802), modelos estatísticos para testar a força
das variáveis: preferência partidária, renda, avaliação do programa de propaganda eleitoral e
avaliação dos debates presidenciais de Collor e Lula. O estudo está em andamento e já
encontra achados significativos no sentido de que a avaliação da Propaganda Eleitoral -
HGPE e a avaliação do desempenho nos debates televisivos se relacionam
significativamente no incremento ou perda das chances de voto. |
---|