Resumo: |
Discute os limites e as possibilidades do uso do
marketing político, sobretudo das pesquisas de opinião e das estratégias de
comunicação, na realização de campanhas para prefeito em municípios do interior
baiano, com menos de 50 mil habitantes. Para tanto analisaremos as estratégias
adequadas à realidade sócio-econômica, demográfica e ao cenário político de duas
cidades do interior baiano nas eleições a prefeito de 2008. A questão-chave que norteia
esse trabalho é avaliar como usar os conhecimentos e as técnicas marketing político em
municípios com pequeno contingente de eleitores, que dispõem de uma estrutura de
comunicação precária, que não possui emissoras de televisão ou rádios lotadas no
município, que conta apenas como veículo de comunicação de massa "rádio poste"
(serviço de alto-falante) e jornais de pouca credibilidade na região, sendo geralmente
um deles patrocinado pelo prefeito e o outro, pela oposição, e onde a fragilidade dos
partidos, o clientelismo, o coronelismo, o racismo e o sexismo ainda são marcas da
cultura política local.
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