Clientelismo, campanhas e facções nas eleições para prefeito no interior baiano nos tempos da internet

Discute os limites e as possibilidades do uso do marketing político, sobretudo das pesquisas de opinião e das estratégias de comunicação, na realização de campanhas para prefeito em municípios do interior baiano, com menos de 50 mil habitantes. Para tanto analisaremos as estratégias adequadas à real...

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Principais autores: Oliveira, Cloves L. P., Torres, Luiza Dayane, Nascimento, Thiara Pinheiro
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2022
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Resumo: Discute os limites e as possibilidades do uso do marketing político, sobretudo das pesquisas de opinião e das estratégias de comunicação, na realização de campanhas para prefeito em municípios do interior baiano, com menos de 50 mil habitantes. Para tanto analisaremos as estratégias adequadas à realidade sócio-econômica, demográfica e ao cenário político de duas cidades do interior baiano nas eleições a prefeito de 2008. A questão-chave que norteia esse trabalho é avaliar como usar os conhecimentos e as técnicas marketing político em municípios com pequeno contingente de eleitores, que dispõem de uma estrutura de comunicação precária, que não possui emissoras de televisão ou rádios lotadas no município, que conta apenas como veículo de comunicação de massa "rádio poste" (serviço de alto-falante) e jornais de pouca credibilidade na região, sendo geralmente um deles patrocinado pelo prefeito e o outro, pela oposição, e onde a fragilidade dos partidos, o clientelismo, o coronelismo, o racismo e o sexismo ainda são marcas da cultura política local.