A internet pode revigorar as eleições? Um estudo das campanhas virtuais presidenciais no pleito de 2006

Consiste em uma análise comparativa do uso do ciberespaço pelos candidatos à presidência Luis Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) durante as eleições de 2006. As seguintes questões estão na gênese da investigação dos websites eleitorais: (1) quais são suas funções e possibilidades de...

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Autor principal: Iasulaitis, Sylvia
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2022
Assuntos:
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Resumo: Consiste em uma análise comparativa do uso do ciberespaço pelos candidatos à presidência Luis Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) durante as eleições de 2006. As seguintes questões estão na gênese da investigação dos websites eleitorais: (1) quais são suas funções e possibilidades de interação e participação? (2) quais as diferenças entre eles em termos de funcionalidade e profissionalismo? (3) qual seu público-alvo prioritário? A estratégia metodológica adotada foi a Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que, no contexto eleitoral brasileiro, a Internet tem sido uma ferramenta de comunicação unidirecional e de cima para baixo (top-down), com poucas possibilidades de comunicação interativa ou de baixo para cima (bottom-up). Os públicos prioritários foram os eleitores pré-dispostos e politicamente ativos e os profissionais da mídia. Poucas diferenças foram encontradas no modo de fazer campanha on-line entre os dois candidatos analisados, o que indica uma convergência no modo de realização das campanhas virtuais no Brasil.