Resumo: |
Analisa a cobertura das eleições gerais de 2022 pelo jornal
Drops, a publicação digital de O Estado de São Paulo no Instagram Stories. O veículo foi
escolhido por pertencer ao Grupo Estado, dono de um dos jornais de maior prestígio no
cenário político e econômico nacional e internacional e pela linguagem simples e acessível a
todos os seguidores na plataforma do grupo Meta. Durante a pesquisa começamos a discutir
os processos de transformação que o mundo digital sofreu nos últimos 70 anos e como isso
impactou na forma de produzir, transmitir e consumir a notícia. Compreendemos que o
jornalismo passa por diversas transformações estéticas, físicas e sociais que vem impactando
diretamente no consumo e na produção da notícia no Brasil e no Mundo. Assim, Drops se
apresenta como uma evolução natural do jornalismo, na tentativa de conquistar novos
públicos e consumidores, onde o tempo é o bem mais precioso. A modernidade transformou a
forma de viver e a tecnologia modificou a forma de consumir, obrigando o jornalista a se
adaptar. Com textos mais curtos, a notícia deve ser ainda mais chamativa e prender o leitor.
Diante à máxima convergência das plataformas, o uso de vídeos, imagens, textos, gifs e
emojis permitem que a mensagem seja captada de forma mais rápida e clara em poucos
segundos. Analisar como essas modificações atuam no jornalismo político é importante fator
para a compreensão da cobertura do pleito geral, tanto em 2022 quanto nas próximas
coberturas. Nos voltamos para a história de O Estado de São Paulo para compreender como o
grupo atua e atuou no processo político do país durante o período republicano brasileiro.
Podemos identificar diversas manifestações e usos do jornalismo para influenciar cenários que
pareciam desfavoráveis aos donos do jornal. O Drops chega ao pleito como um importante
vetor de consumidores mais jovens na produção noticiosa da publicação paulista. Durante 47
dias catalogamos as matérias relacionadas aos quatro candidatos melhores posicionados nas
pesquisas de intenção de voto para presidente da República: Jair Bolsonaro (PL), Lula da
Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT). Para a análise decidimos utilizar duas
perspectivas metodológicas. Em um primeiro momento, realizamos um levantamento
quantitativo de matérias publicadas sobre os quatro candidatos. O objetivo era compreender o
que estava sendo falado de maneira geral no Drops. Em um segundo momento, utilizamos
Análise do Discurso para compreender quais os sentidos mobilizados pela publicação sobre a
candidata emedebista. Ela foi escolhida com base na autodeclaração do jornal em apoio a
terceira via, materializada na candidata. A partir da análise foi possível identificar uma
subversão ao conceito de terceira via, bem como na imagem produzida sobre Simone Tebet.
Escondeu-se a origem da candidata Simone Tebet, aliando-a a um projeto nacional que
poderia ser capaz de salvar o país. Isso pode ser justificado numa tentativa clara de construir
uma nova personalidade da direita brasileira que seja capaz de absorver eleitores
inconformados com a política e os políticos brasileiros. Simone deixou de ser mãe e mulher
para ser uma gestora do futuro. A unificação entre as metodologias de Análise do Conteúdo e
a Análise de Discurso foi importante para a comparação entre aquilo que é facilmente
observável e o que estava escondido dentro da mensagem do Drops. Quantificar possibilitou
uma análise mais generalista sobre o assunto, compreendendo como, quais os impactos
diretos que a cobertura do jornal nos stories pode trazer a sociedade. A análise qualitativa
permitiu um olhar mais profundo sobre a mensagem que estava sendo transmitida para os
seguidores do perfil @estadao.
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