Escândalo midiático e impacto eleitoral : as reeleições dos deputados estaduais Nelson Justus e Alexandre Curi no Paraná em 2010

Analisa o impacto da série de reportagens Diários Secretos, do jornal paranaense Gazeta do Povo, sobre as votações dos candidatos Alexandre Curi (PMDB) e Nelson Justus (DEM), reeleitos para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em 2010. Os dois deputados tiveram intensa exposição negativa no jor...

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Autor principal: Colombo, Renan
Outros Autores: Cervi, Emerson Urizzi
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: 2017
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Resumo: Analisa o impacto da série de reportagens Diários Secretos, do jornal paranaense Gazeta do Povo, sobre as votações dos candidatos Alexandre Curi (PMDB) e Nelson Justus (DEM), reeleitos para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em 2010. Os dois deputados tiveram intensa exposição negativa no jornal durante as reportagens, que denunciaram um escândalo de mau uso do dinheiro público na Casa legislativa, porque eram presidente e primeiro-secretário da Alep, respectivamente, quando o caso foi revelado. Ambos respondem a ações civis propostas pelo Ministério Público. O impacto da série é medido por meio de uma análise quantitativa de dados que cruza a área de circulação do jornal e as regiões onde houve perda de votos dos candidatos entre 2006 e 2010, com dois recortes espaciais: os 399 municípios do Paraná e as 10 zonas eleitorais de Curitiba. O modelo empírico inclui mais três variáveis explicativas: o perfil dos gastos de campanha, a produção legislativa no período prévio às eleições de 2010 e indicadores de renda (PIB per capita) e escolaridade (taxa de analfabetismo) dos municípios paranaenses. A hipótese principal do estudo, construída a partir da teoria do agendamento da mídia (agenda setting), indica que, em função da visibilidade negativa gerada com o escândalo midiático dos Diários Secretos, a perda de votos dos candidatos foi mais acentuada nas áreas em que a Gazeta do Povo se faz mais presente. Os resultados indicam que as variáveis circulação do jornal e perfil de gastos de campanha apresentaram resultados estatisticamente significativos para explicar a mudança no padrão geoespacial de votação dos candidatos entre 2006 e 2010, comprovando a hipótese central do estudo,