O uso de sites de redes sociais e o comportamento eleitoral : a influência do Facebook na decisão do voto nas Eleições 2012 em Juiz de Fora
Investiga de que forma as relações sociais mediadas pelo Facebook podem influenciar a decisão eleitoral de seus usuários, a partir do estudo do caso específico das eleições 2012 em Juiz de Fora. Apresentamos uma abordagem das redes sociais sob a ótica das tecnologias cognitivas, que sugere que tais...
Autor principal: | Rossini, Patrícia Gonçalves da Conceição |
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Outros Autores: | Queiroz, Álvaro João Magalhães de |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Investiga de que forma as relações sociais mediadas pelo Facebook podem influenciar a decisão eleitoral de seus usuários, a partir do estudo do caso específico das eleições 2012 em Juiz de Fora. Apresentamos uma abordagem das redes sociais sob a ótica das tecnologias cognitivas, que sugere que tais ferramentas podem ser descritas como nichos cognitivos dotados de artefatos cujo acoplamento provê o cidadão de competências sociais inéditas ou ampliadas. Considerando-se que as relações sociais e o acesso à informação são variáveis que influenciam a decisão do voto, o objetivo é compreender de que maneira a exposição à informação e a interação nesses ambientes podem afetar a escolha eleitoral dos cidadãos juizforanos. A pesquisa permite concluir que o uso de redes sociais digitais afeta substancialmente a maneira como os cidadãos acessam e são expostos à informação política por meio de seus laços sociais, motivo pelo qual acreditamos que o acoplamento cotidiano dessas ferramentas cognitivas - seja para fins de busca de informação política ou não - poderá influenciar processos de tomada de decisão eleitoral. |
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