Variações linguísticas e preconceito social

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos.

Autor principal: Lemes, Joana Darc
Outros Autores: Cunha, Djenane Sichieri Wagner
Tipo de documento: Trabalho Acadêmico
Idioma: Português
Publicado em: O Autor 2009
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.pi:oai::38363
recordtype trf2
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.pi:oai::383632024-11-19 Variações linguísticas e preconceito social Lemes, Joana Darc Cunha, Djenane Sichieri Wagner Língua portuguesa Linguística Preconceito social Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R) Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal, 2009 A variação da língua é um fato incontestável, conforme a nova lingüística, é gradual e constante desde o nascimento do latim que é a língua mãe do português, até os dias atuais, variantes que contribuíram para a adaptação e atualização da comunicação, frente à dinâmica da sociedade. A linguagem multiforme é influenciada por vários fatores como o histórico, geográfico, social e estilístico, entre outros. Em nossas pesquisas vimos que as variações não acontecem da noite para o dia, elas são, como já dito anteriormente, graduais e constantes, como respostas a evolução da humanidade. A assimilação dessa pluralidade que é a variação da língua, é saudável em função da nova ótica da sociedade, no surgimento de novas profissões, novos meios de comunicação, formas de protestos e manifestações artísticas etc. Relatamos, entretanto, o nosso entendimento de que é necessário um equilíbrio, um mecanismo de busca, uma referência, que é a língua culta, para que não haja uma dispersão acentuada da forma padrão, ou seja, o distanciamento dos símbolos da grafia que promovem a formatação da nossa comunicação escrita, visto que essa linguagem culta é fator de ascensão social. Em decorrência dessas pesquisas, verificamos a riqueza de nossa língua e chegamos à conclusão, o quão é importante ampliarmos o leque do nosso conhecimento para que possamos nos valer da versatilidade na comunicação, evitando os preconceitos sociais decorrentes das variações linguísticas. O Autor 2009 Trabalho Acadêmico application/pdf 26 p. https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/38363 Português https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/38363
institution TRF 2ª Região
collection TRF 2ª Região
language Português
topic Língua portuguesa
Linguística
Preconceito social
Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R)
spellingShingle Língua portuguesa
Linguística
Preconceito social
Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R)
Lemes, Joana Darc
Variações linguísticas e preconceito social
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos.
author2 Cunha, Djenane Sichieri Wagner
format Trabalho Acadêmico
author Lemes, Joana Darc
title Variações linguísticas e preconceito social
title_short Variações linguísticas e preconceito social
title_full Variações linguísticas e preconceito social
title_fullStr Variações linguísticas e preconceito social
title_full_unstemmed Variações linguísticas e preconceito social
title_sort variações linguísticas e preconceito social
publisher O Autor
publishDate 2009
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/38363
_version_ 1848433600101351424
score 12,572395