As figuras de linguagem na poesia

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos. Orientadora: Professora Mestra Djenane Sichieri Wagner Cunha.

Autor principal: Ferreira, Larissa Ferraz
Outros Autores: Cunha, Djenani Sichieri Wagner
Tipo de documento: Trabalho Acadêmico
Idioma: Português
Publicado em: O Autor 2009
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.pi:oai::41516
recordtype trf2
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.pi:oai::415162024-10-18 As figuras de linguagem na poesia Ferreira, Larissa Ferraz Cunha, Djenani Sichieri Wagner 801.52 Poesia Poesia Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R) Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos. Orientadora: Professora Mestra Djenane Sichieri Wagner Cunha. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal, 2009 Para apresentar as figuras de linguagem, verificar, analisar e compreender a sua utilização na poesia, empreendemos esta pesquisa. Sua importância está no fato de que as figuras de linguagem, recurso estilístico que confere mais ênfase ou beleza à expressão, são extremamente utilizadas na poesia, tendo em vista que a linguagem poética é essencialmente conotativa, ou seja, desvia-se da linguagem padrão. Baseando-se em pesquisa bibliográfica, no primeiro capítulo, conceituaremos figuras de linguagem e apresentaremos a sua classificação em quatro grupos: figuras de palavras ou tropos, figuras de pensamento, figuras de construção ou de sintaxe e figuras de som. Ainda no primeiro capítulo, abordaremos, sucintamente, cada uma das figuras de linguagem, apresentando, assim, definições e exemplos, a fim de que se possa conhecê-las. Após, no segundo capítulo, discutiremos a ocorrência das figuras de linguagem na poesia. Num primeiro momento, teceremos algumas considerações acerca da poesia e, após, mostraremos a importância das figuras de linguagem nesta, bem como analisaremos quatro poemas de diferentes poetas. Ao final, concluiremos que onde há poesia, certamente haverá figuras de linguagem; compreendê-las e reconhecê-las é de fundamental importância para se extrair toda a beleza da linguagem poética e do significado simbólico das palavras nela empregada. O Autor 2009 Trabalho Acadêmico application/pdf 31p. https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/41516 Português https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/41516
institution TRF 2ª Região
collection TRF 2ª Região
language Português
topic 801.52
Poesia
Poesia
Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R)
spellingShingle 801.52
Poesia
Poesia
Biblioteca da Justiça Federal da Terceira Região (BIBLIOTECA JF3R)
Ferreira, Larissa Ferraz
As figuras de linguagem na poesia
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos. Orientadora: Professora Mestra Djenane Sichieri Wagner Cunha.
author2 Cunha, Djenani Sichieri Wagner
format Trabalho Acadêmico
author Ferreira, Larissa Ferraz
title As figuras de linguagem na poesia
title_short As figuras de linguagem na poesia
title_full As figuras de linguagem na poesia
title_fullStr As figuras de linguagem na poesia
title_full_unstemmed As figuras de linguagem na poesia
title_sort as figuras de linguagem na poesia
publisher O Autor
publishDate 2009
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9549/acervo/detalhe/41516
_version_ 1848341111030939648
score 12,572395