Em busca do partidarismo : um estudo de caso sobre o HGPE para deputado federal nas eleições de 2010

Analisa o papel dos partidos políticos no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) para a Câmara dos Deputados (CD), no estado do Rio Grande do Sul, quinto maior colégio eleitoral do Brasil, na eleição de 2010. O diagnóstico baseia-se na construção da imagem partidária durante a campanha elei...

ver mais

Autor principal: Ferreira, Geison da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2016
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Analisa o papel dos partidos políticos no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) para a Câmara dos Deputados (CD), no estado do Rio Grande do Sul, quinto maior colégio eleitoral do Brasil, na eleição de 2010. O diagnóstico baseia-se na construção da imagem partidária durante a campanha eleitoral pela televisão e na distribuição do tempo de TV pelos partidos entre os candidatos. O método utilizado na pesquisa foi o quantitativo, com base na propaganda eleitoral de 11 (onze) partidos, todos com representação na CD durante a legislatura de 2007 a 2011. Os resultados finais indicam a forte presença de referências partidárias nas campanhas de PT e PTB e a distribuição homogênea do tempo de televisão na maioria dos partidos, com exceção de partidos menores como PSB, PCdoB e PSOL.