"Bota fé e diga Lula" : o melodrama como viés interpretativo do jingle político

Discute a importância do viés emocional, apresentado pelos dispositivos melodramáticos, como elemento relevante ao processo de decisão do voto. Parto da premissa de que a racionalidade, por si só, não dá conta de aspectos estéticos e linguísticos adquiridos pelas campanhas eleitorais na televisão. A...

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Autor principal: Ferrari, Maria Izabel Muniz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2016
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Resumo: Discute a importância do viés emocional, apresentado pelos dispositivos melodramáticos, como elemento relevante ao processo de decisão do voto. Parto da premissa de que a racionalidade, por si só, não dá conta de aspectos estéticos e linguísticos adquiridos pelas campanhas eleitorais na televisão. A análise da campanha de Lula, em 2002, permite a discussão da importância de matrizes do excesso na construção de um personagem político. Através da imaginação melodramática, o eleitor estabelece um elo emocional com o candidato, transformando o engajamento afetivo em engajamento político.