"Bota fé e diga Lula" : o melodrama como viés interpretativo do jingle político
Discute a importância do viés emocional, apresentado pelos dispositivos melodramáticos, como elemento relevante ao processo de decisão do voto. Parto da premissa de que a racionalidade, por si só, não dá conta de aspectos estéticos e linguísticos adquiridos pelas campanhas eleitorais na televisão. A...
| Autor principal: | Ferrari, Maria Izabel Muniz |
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| Tipo de documento: | Artigo |
| Idioma: | Português |
| Publicado em: |
2016
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| Assuntos: | |
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| Resumo: |
Discute a importância do viés emocional, apresentado pelos
dispositivos melodramáticos, como elemento relevante ao processo de decisão do voto.
Parto da premissa de que a racionalidade, por si só, não dá conta de aspectos estéticos
e linguísticos adquiridos pelas campanhas eleitorais na televisão. A análise da
campanha de Lula, em 2002, permite a discussão da importância de matrizes do
excesso na construção de um personagem político. Através da imaginação
melodramática, o eleitor estabelece um elo emocional com o candidato, transformando
o engajamento afetivo em engajamento político. |
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