O financiamento de campanha em 2014 : primeiras aproximações

Analisa o volume, o tipo e a origem dos recursos de financiamento das campanhas para deputado federal no Brasil em 2014. Considera nos cálculos os três maiores partidos políticos PMDB, PT e PSDB e contrapõe três situações: eleito, não eleito e reeleito. Conclui que no grupo dos eleitos o princip...

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Autor principal: Cervi, Emerson Urizzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2017
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Resumo: Analisa o volume, o tipo e a origem dos recursos de financiamento das campanhas para deputado federal no Brasil em 2014. Considera nos cálculos os três maiores partidos políticos PMDB, PT e PSDB e contrapõe três situações: eleito, não eleito e reeleito. Conclui que no grupo dos eleitos o principal doador são as empresas, girando em torno de 30% em média no PT e PMDB, em 40% no PSDB e 25% para os demais partidos. Já no grupo dos reeleitos, o principal doador é o partido político, ficando acima de 35% no PT, PSDB e outros e passando de 40% no PMDB.