Resumo: |
Tem o objetivo de contribuir com o preenchimento de uma lacuna importante nos estudos em campanhas online: o papel estratégico atribuído ao Facebook por partidos e candidatos em disputa eleitoral. Embora seja o site de rede social mais popular do mundo e largamente explorado para fins de comunicação eleitoral
em diversas realidades nacionais, o Facebook ainda é objeto de pouca atenção por parte dos pesquisadores da área
de comunicação política, principalmente quando em comparação com outros sites, como o Twitter. Este trabalho,
portanto, tem o objetivo de contribuir para a redução dessa carência na literatura especializada a partir de um
recorte analítico do contexto nacional brasileiro, verificando quão extensiva foi a presença, no Facebook, dos
candidatos eleitos a prefeito em três capitais brasileiras nas eleições de 2012: São Paulo, Salvador e Manaus. Além
disso, procura-se (a) entender como se deu a atuação das campanhas nesta rede; (b) se houve adequação dos
conteúdos publicados à gramática pré-existente, mas também (c) de que maneira se deu a relação com os
conteúdos produzidos em outras redes. A partir dessa análise demonstramos que o Facebook cumpriu um papel
central e integrador nas estratégias de comunicação online das campanhas analisadas.
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