Campanha eleitoral no Facebook : usos, configurações e o papel atribuído a esse site por três candidatos eleitos nas eleições municipais de 2012

Tem o objetivo de contribuir com o preenchimento de uma lacuna importante nos estudos em campanhas online: o papel estratégico atribuído ao Facebook por partidos e candidatos em disputa eleitoral. Embora seja o site de rede social mais popular do mundo e largamente explorado para fins de comunicação...

ver mais

Principais autores: Aggio, Camilo, Reis, Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2017
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Tem o objetivo de contribuir com o preenchimento de uma lacuna importante nos estudos em campanhas online: o papel estratégico atribuído ao Facebook por partidos e candidatos em disputa eleitoral. Embora seja o site de rede social mais popular do mundo e largamente explorado para fins de comunicação eleitoral em diversas realidades nacionais, o Facebook ainda é objeto de pouca atenção por parte dos pesquisadores da área de comunicação política, principalmente quando em comparação com outros sites, como o Twitter. Este trabalho, portanto, tem o objetivo de contribuir para a redução dessa carência na literatura especializada a partir de um recorte analítico do contexto nacional brasileiro, verificando quão extensiva foi a presença, no Facebook, dos candidatos eleitos a prefeito em três capitais brasileiras nas eleições de 2012: São Paulo, Salvador e Manaus. Além disso, procura-se (a) entender como se deu a atuação das campanhas nesta rede; (b) se houve adequação dos conteúdos publicados à gramática pré-existente, mas também (c) de que maneira se deu a relação com os conteúdos produzidos em outras redes. A partir dessa análise demonstramos que o Facebook cumpriu um papel central e integrador nas estratégias de comunicação online das campanhas analisadas.