Eleições 2010 : como os enquadramentos e as vozes organizaram os limites da controvérsia do aborto

Reflete sobre a construção da agenda da mídia nas eleições presidenciais de 2010, e sobre quais os atores que dominaram o acesso aos meios de comunicação de massa, responsáveis pela produção dos sentidos e experiências coletivas no mundo contemporâneo. O objetivo central deste paper é observar com...

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Autor principal: Mantovani, Denise Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2017
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Resumo: Reflete sobre a construção da agenda da mídia nas eleições presidenciais de 2010, e sobre quais os atores que dominaram o acesso aos meios de comunicação de massa, responsáveis pela produção dos sentidos e experiências coletivas no mundo contemporâneo. O objetivo central deste paper é observar como se processam os mecanismos de formação da agenda jornalística, tendo como estudo de caso a ênfase à temática do aborto na cobertura noticiosa das eleições presidenciais realizada pelos jornais O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Através desta análise, pretendemos demonstrar que a formação da agenda da mídia é fruto de disputas, tensões e ajustes entre atores de campos simbólicos diversos, entre os quais o campo político e a própria mídia. A partir deste estudo, o texto pretende contribuir para a reflexão sobre os fatores que interferem nos processos de formação da agenda da mídia e seus efeitos na propagação e naturalização de posições socialmente dominantes.