Eleitor, que cidadão é esse? : a representação do sujeito/povo nas propagandas televisivas presidenciais de 2006
Identifica e analisa a propaganda televisiva das coligações com melhores resultados nas urnas nas eleições presidenciais de 2006, no primeiro turno, os elementos que dizem quem é o sujeito, na visão dos atores políticos (partido/candidato), para o qual os discursos são dirigidos. Trata-se de propor...
Principais autores: | Paiva, Daniela, Borges, Thiago |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Identifica e analisa a propaganda televisiva das coligações com melhores resultados nas urnas nas eleições presidenciais de 2006, no primeiro turno, os elementos que dizem quem é o sujeito, na visão dos atores políticos (partido/candidato), para o qual os discursos são dirigidos. Trata-se de propor uma reflexão sobre o tema, pautada no seguinte questionamento: em que medida a construção da imagem do eleitor nas propagandas se aproxima ou não à de um eleitor cidadão? A hipótese é que a maneira como o sujeito-eleitor é representado nas campanhas desfavorece a sua condição de cidadão. São objeto de estudo o universo das propagandas das coligações A Força do Povo (PT/PRB/PCdoB), Por um Brasil Decente (PSDB/PFL) e Frente de Esquerda (PSOL/PSTU/PCB). |
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