O uso estratégico das inserções nas eleições presidenciais brasileiras
Analisa as estratégias de comunicação dos candidatos a presidente durante as eleições de 2006 e 2010. O foco é o componente estratégico das inserções eleitorais e a metodologia consiste em investigar como os candidatos distribuem essas inserções dentro da programação normal das emissoras de televisã...
Autor principal: | Borba, Felipe |
---|---|
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Obter o texto integral: |
|
Resumo: |
Analisa as estratégias de comunicação dos candidatos a presidente durante as eleições de 2006 e 2010. O foco é o componente estratégico das inserções eleitorais e a metodologia
consiste em investigar como os candidatos distribuem essas inserções dentro da programação normal das
emissoras de televisão. Os resultados demonstram que os candidatos perseguem estratégias distintas
influenciados basicamente por três variáveis: a legislação eleitoral, o posicionamento nos índices de
intenção de voto e a diferença de recursos entre as candidaturas. Paralelamente, o artigo debate o papel da
regulamentação da propaganda eleitoral e como esse conjunto de regras influencia o nível de informação
das campanhas, a incidência de ataques e as estratégias partidárias. no total, foram examinadas 2993 inserções eleitorais. |
---|