Clientelismo, internet e voto : a campanha online dos candidatos a vereador no Brasil Meridional no pleito de outubro de 2008
Apresenta os resultados de pesquisa sobre o uso da internet pelos candidatos a vereador de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. A partir do exame da campanha virtual dos candidatos que utilizaram websites entre os cerca de 1400 postulantes aos cargos de vereador nestas capitais, procuramos avalia...
Principais autores: | Braga, Sérgio Soares, Nicolás, Maria Alejandra, Becher, André Roberto |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Apresenta os resultados de pesquisa sobre o uso da internet pelos candidatos a vereador de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. A partir do exame da campanha virtual dos candidatos que utilizaram websites entre os cerca de 1400 postulantes aos cargos de vereador nestas capitais,
procuramos avaliar o uso que estes políticos fizeram da internet nas eleições municipais de outubro de 2008.
Nossa hipótese básica é a de que as páginas web dos candidatos a cargos eletivos, especialmente os
vereadores, serviram predominantemente para veicular práticas tradicionais de política, reforçando os
vínculos personalistas e clientelistas com o eleitorado. |
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