Memórias políticas sobre a cisão do PCB e a formação do PCBR no pré-golpe de 1964

Caracteriza o contexto das divergências que marcaram o PCB e que deram origem a movimentos e instituições dissidentes como a Corrente Revolucionária Nacional, o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário PCBR e o PCdoB. São analisados documentos produzidos por órgãos da repressão, especialmente...

ver mais

Autor principal: Silveira, Éder da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2017
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.teste5:oai:localhost:bdtse-2870
recordtype tse
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.teste5:oai:localhost:bdtse-28702020-06-02 Memórias políticas sobre a cisão do PCB e a formação do PCBR no pré-golpe de 1964 Political memoirs of the division of the PCB and the formation of PCBR in the pre-1964 Memorias políticas sobre la cisión del PCB y la formación del PCBR en el Pre-golpe de 1964 Silveira, Éder da Silva Comunismo Partido político Brasil Golpe de Estado Militar Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (1968) Caracteriza o contexto das divergências que marcaram o PCB e que deram origem a movimentos e instituições dissidentes como a Corrente Revolucionária Nacional, o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário PCBR e o PCdoB. São analisados documentos produzidos por órgãos da repressão, especialmente interrogatórios e correspondências que circularam pelos Serviços de Inteligência das Forças Armadas nas décadas de 1960 e 1970 e que compõem o acervo do Fundo de Polícias Políticas do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo que conduziu o recorte do texto foi o de compreender como teria ocorrido a entrada de Manoel Jover Teles no PCdoB por meio da análise de circunstâncias contextuais do pré-golpe de 1964. It describes the context of disagreements that marked the PCB and that gave rise to dissident movements and institutions such as Current National Revolutionary, the Brazilian Party Communist Revolutionary (PCBR) and PCdoB. Are analyzed, in particular, documents produced by organs of repression, especially interviews and correspondence circulated by the Intelligence Services of the Armed Forces in the 1960 and 1970 that comprise the collection of the Police Fund Policies of the Public Archives of the State of Rio de Janeiro . The purpose of conducting the trimming of the text was to explore the circumstances of history of Manoel Jover Teles in trying to understand how their entry into the PCdoB occurred. Caracteriza el contexto de las divergencias que marcaran el PCB y que dieron origen a movimientos e instituciones disidentes como la Corriente Revolucionaria Nacional, el Partido Comunista Brasileño Revolucionario - PCBR - e el PCdoB. Son analizados documentos producidos por órganos de represión, especialmente interrogatorios y correspondencias que circularon por los Servicios de Inteligencia de las Fuerzas Armadas en las décadas de 1960 e 1970 y que componen el acervo del Fundo de Policías Políticas del Archivo Público del Estado de Rio de Janeiro. El objetivo que conduzco el recorte del texto fue comprender como tendría ocurrido la entrada de Manoel Jover Teles en el PCdoB, por medio del análisis de circunstancias contextuales del pre-golpe de 1964 2017-04-18T18:47:57Z 2017-04-18T18:47:57Z 2013 Artigo SILVEIRA, Éder da Silva. Memórias políticas sobre a cisão do PCB e a formação do PCBR no pré-golpe de 1964. História: debates e tendências, Passo Fundo, v. 13, n. 2, p. 384-401, jul./dez. 2013. http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/2870 pt_BR 18 p.
institution TSE
collection TSE
language Português
topic Comunismo
Partido político
Brasil
Golpe de Estado
Militar
Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (1968)
spellingShingle Comunismo
Partido político
Brasil
Golpe de Estado
Militar
Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (1968)
Silveira, Éder da Silva
Memórias políticas sobre a cisão do PCB e a formação do PCBR no pré-golpe de 1964
description Caracteriza o contexto das divergências que marcaram o PCB e que deram origem a movimentos e instituições dissidentes como a Corrente Revolucionária Nacional, o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário PCBR e o PCdoB. São analisados documentos produzidos por órgãos da repressão, especialmente interrogatórios e correspondências que circularam pelos Serviços de Inteligência das Forças Armadas nas décadas de 1960 e 1970 e que compõem o acervo do Fundo de Polícias Políticas do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo que conduziu o recorte do texto foi o de compreender como teria ocorrido a entrada de Manoel Jover Teles no PCdoB por meio da análise de circunstâncias contextuais do pré-golpe de 1964.
format Artigo
author Silveira, Éder da Silva
title Memórias políticas sobre a cisão do PCB e a formação do PCBR no pré-golpe de 1964
title_short Memórias políticas sobre a cisão do PCB e a formação do PCBR no pré-golpe de 1964
title_full Memórias políticas sobre a cisão do PCB e a formação do PCBR no pré-golpe de 1964
title_fullStr Memórias políticas sobre a cisão do PCB e a formação do PCBR no pré-golpe de 1964
title_full_unstemmed Memórias políticas sobre a cisão do PCB e a formação do PCBR no pré-golpe de 1964
title_sort memórias políticas sobre a cisão do pcb e a formação do pcbr no pré-golpe de 1964
publishDate 2017
url http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/2870
_version_ 1673263771427012608
score 12,455111