O financiamento empresarial e as campanhas legislativas de 2014 : uma análise exploratória das doações diretas aos candidatos a Deputado Federal

Trata do financiamento de campanhas nas eleições legislativas brasileiras, no ano de 2014, com o intuito de se aprofundar no polêmico tema da participação de empresas no processo eleitoral das democracias contemporâneas. Diante de uma indagação acerca da relevância dos partidos brasileiros nas estra...

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Autor principal: Borges, Tiago Daher Padovezi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2017
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Resumo: Trata do financiamento de campanhas nas eleições legislativas brasileiras, no ano de 2014, com o intuito de se aprofundar no polêmico tema da participação de empresas no processo eleitoral das democracias contemporâneas. Diante de uma indagação acerca da relevância dos partidos brasileiros nas estratégias das empresas e dos candidatos, o artigo buscou compreender como as empresas distribuíram seus recursos para candidatos a Deputado Federal, em 2014. Os resultados mostraram um padrão complexo de entrelaçamento, influenciado por aspectos da competição política nacional e por especificidades institucionais das disputas nos distritos eleitorais. Os candidatos que tiveram maior quantidade de recursos pertenciam, principalmente, a partidos de centro e direita, como o PSDB, o PPS e o PP. Apesar da relevância de tais partidos, ela não se repetiu de maneira uniforme em todos os distritos eleitorais, apontando para a necessidade de se levar em conta os determinantes estaduais no contato entre empresas e partidos políticos.