O (neo) populismo como estratégia de comunicação política

A referência à prática do populismo e de sua atualização conceitual, o neopopulismo, se faz recorrente, na atualidade, nos pronunciamentos e discussões políticas, no âmbito da América Latina, tanto quanto no restante do mundo. Os líderes latino-americanos, identificados com estratégias de comunicaçã...

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Autor principal: Nervo, Alexandre Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2017
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Resumo: A referência à prática do populismo e de sua atualização conceitual, o neopopulismo, se faz recorrente, na atualidade, nos pronunciamentos e discussões políticas, no âmbito da América Latina, tanto quanto no restante do mundo. Os líderes latino-americanos, identificados com estratégias de comunicação populistas, comungam a busca pela diferenciação pessoal, no que diz respeito aos padrões políticos considerados como convencionais em seus respectivos contextos regionais. A pretensa sensação de contato direto com o povo é a premissa central que os une, sob a perspectiva de uma prática política comum. O presente artigo discute a centralidade que a repercussão midiática adquire, no delineamento dos perfis políticos de orientação populista, no continente latino-americano. As estratégias de comunicação populista constituem-se, dessa maneira, em elementos basilares para a interação entre a esfera do poder e o âmbito da cidadania.