Na contracorrente do desenvolvimentismo : autonomia organizativa, democracia partidária e o socialismo radical da Liga Socialista Independente (1956-1960)

Apresentação, análise e discussão das definições programáticas e dos traços organizativos da Liga Socialista Independente / LSI, principalmente no que tange ao seu posicionamento diante das propostas gerais da política desenvolvimentista e nos seus traços institucionais relativos à autonomia organiz...

ver mais

Autor principal: Bandoli, Mabelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2017
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Apresentação, análise e discussão das definições programáticas e dos traços organizativos da Liga Socialista Independente / LSI, principalmente no que tange ao seu posicionamento diante das propostas gerais da política desenvolvimentista e nos seus traços institucionais relativos à autonomia organizativa e democracia interna.Buscamos neste trabalho cumprir os seguintes objetivos: 1) Exame dos princípios programáticos mais gerais e o debate das definições programáticas para a situação política brasileira, que se encontram definidos nas fontes documentais analisadas. a; 2) A caracterização dos traços organizativos definidos em Estatuto, considerando que tais traços são mais reveladores da existência de um projeto do que de uma identidade forjada na prática concreta da ação político-partidária da LSI. 3) A análise crítica das escolhas feitas pela Liga, levando em conta a formação social da sua militância e as limitações e possibilidades institucionais à sua disposição. Como fontes, utilizamos todos os números publicados do Ação Socialista, jornal e veículo central da Liga; o Projeto de Programa e Estatutos, formulado e aprovado por unanimidade quando da fundação da agremiação, em 1956 e o depoimento de Michael Löwy, ex-militante da LSI. Os resultados foram obtidos a partir da comparação com as duas outras agremiações de extremaesquerda que lhes eram contemporâneas: o trotskista Partido Operário Revolucionário (POR) e o Partido Comunista do Brasil (PCB). Concluímos que os traços organizativos fundamentais da Liga- grande margem de autonomia em relação às instituições externas e uma democracia interna significativa / possibilitou à LSI uma formulação programática bastante original, especialmente se comparada às propostas dos demais partidos da esquerda marxista.