Como os políticos brasileiros estão usando a internet para se comunicar e interagir com o eleitor? Um estudo sobre o uso da internet pelos candidatos às eleições de outubro de 2006 na região Sul do Brasil
Por ocasião do último pleito eleitoral, alguns analistas previam que a internet poderia tornar-se a grande novidade nas eleições brasileiras. Tal fenômeno de fato ocorreu? O objetivo deste artigo é apresentar evidências que possibilitem uma resposta mais fundamentada a esta pergunta e refletir sobre...
Principais autores: | Braga, Sérgio Soares, França, Andressa Silvério Terra, Cruz, Letícia Carina |
---|---|
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Obter o texto integral: |
|
Resumo: |
Por ocasião do último pleito eleitoral, alguns analistas previam que a
internet poderia tornar-se a grande novidade nas eleições brasileiras. Tal
fenômeno de fato ocorreu? O objetivo deste artigo é apresentar evidências
que possibilitem uma resposta mais fundamentada a esta pergunta
e refletir sobre questões de natureza mais substantiva a respeito do uso
que os políticos brasileiros estão fazendo da internet para se comunicar e
interagir com o eleitor. O universo empírico de nossa pesquisa são os 2076
candidatos à esfera estadual e federal, nas eleições de outubro de 2006,
na região Sul do país. Chegamos à conclusão de que o uso das Tecnologias
de Informação e Comunicação (TICs) pelos políticos brasileiros ainda
é bastante deficiente e, mais importante, desigualmente distribuído por
partidos, estados e categorias de representação. Esse fato evidencia que
muito esforço pode ser ainda feito para melhorar o uso das ferramentas
propiciadas pela Internet para o aperfeiçoamento da comunicação e da
interação entre as elites dirigentes e o cidadão comum. |
---|