Mediatização da religião e esfera pública nas eleições paulistanas de 2012
A disputa eleitoral de 2012 em São Paulo foi marcada pela presença ostensiva de atores do espaço religioso, sugerindo a perspectiva de variadas tensões entre mídia, política e religião no cenário democrático. Este trabalho analisou 27 notícias publicadas pelos portais G1, R7, Folha on-line e Estadão...
Autor principal: | Martino, Luís Mauro Sá |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
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Assuntos: | |
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Resumo: |
A disputa eleitoral de 2012 em São Paulo foi marcada pela presença ostensiva de atores
do espaço religioso, sugerindo a perspectiva de variadas tensões entre mídia, política
e religião no cenário democrático. Este trabalho analisou 27 notícias publicadas pelos
portais G1, R7, Folha on-line e Estadão on-line de 15 de setembro a 15 de outubro, correspondendo
ao último mês de campanha, buscando-se observar em que medida os
processos de mediatização constituem um fator de relevância para as articulações de
discursos religiosos na esfera pública, tomando como estudo de caso as eleições municipais.
Os resultados sugerem que a mediatização aumenta a visibilidade pública das
denominações religiosas, facilitando sua participação como atores políticos e alterando
o balanço de poder na esfera pública. |
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