Identidade, oposição e pragmatismo : o conteúdo estratégico da decisão eleitoral em 13 anos de eleições
Com base em resultados de surveys realizados no contexto das quatro eleições presidenciais brasileiras de 1989, 1994, 1998 e 2002, bem como da eleição municipal de 1996), as autoras analisam o comportamento do eleitorado e propõem que este segue um padrão definido por uma dentre três estratégias pos...
Principais autores: | Balbachevsky, Elizabeth, Holzhacker, Denilde |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Com base em resultados de surveys realizados no contexto das quatro eleições presidenciais brasileiras
de 1989, 1994, 1998 e 2002, bem como da eleição municipal de 1996), as autoras analisam o
comportamento do eleitorado e propõem que este segue um padrão definido por uma dentre três
estratégias possíveis: o voto como expressão de uma identidade com o candidato; como crença no
potencial de oposição que o candidato representa ou como expressão da crença na sua capacidade
administrativa. Ao longo do período, destaca-se a associação do voto dos eleitores que se orientam pela
busca de uma identidade com o candidato e a candidatura Lula. O artigo é baseado nos resultados do
Estudo Eleitoral Brasileiro. |
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