Identificação ideológica e voto para presidente
Testa a hipótese de Singer (1998) de que a "identidade ideológica" dos eleitores é um fator central na decisão de voto para presidente. A partir da análise dos dados de quatro surveys realizados entre 1989 e 1997, constata que há realmente uma correlação, de intensidade média moderada, ent...
Autor principal: | Carreirão, Yan de Souza |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Testa a hipótese de Singer (1998) de que a "identidade ideológica" dos eleitores é um fator central na decisão de voto para presidente. A partir da análise dos dados de quatro surveys realizados entre 1989 e 1997, constata que há realmente uma correlação, de intensidade média moderada, entre o
posicionamento numa escala esquerda-direita e o voto para presidente, para o conjunto do eleitorado
brasileiro. A conclusão é a de que a proposta de Singer de inclusão de um componente de ordem
ideológica parece pertinente num modelo que pretenda compreender o comportamento político de parcela
significativa do eleitorado brasileiro, especialmente os eleitores de maior escolaridade. |
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