Fóruns participativos, controle democrático e a qualidade da democracia no Rio Grande do Sul : a experiência do governo Olívio Dutra (1999-2002)

Analisa, a partir de uma experiência recente de governo no âmbito estadual - a gestão de Olívio Dutra (1999-2002) no Rio Grande do Sul -, o impacto da implantação de um conjunto de fóruns participativos na relação entre os poderes executivo e legislativo neste estado, bem como no aprimoramento dos m...

ver mais

Autor principal: Faria, Cláudia Feres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2017
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.teste5:oai:localhost:bdtse-3532
recordtype tse
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.teste5:oai:localhost:bdtse-35322020-06-02 Fóruns participativos, controle democrático e a qualidade da democracia no Rio Grande do Sul : a experiência do governo Olívio Dutra (1999-2002) Faria, Cláudia Feres Orçamento Fórum Participação Democracia Poder Executivo Poder Legislativo Brasil Partido político Partido dos Trabalhadores Analisa, a partir de uma experiência recente de governo no âmbito estadual - a gestão de Olívio Dutra (1999-2002) no Rio Grande do Sul -, o impacto da implantação de um conjunto de fóruns participativos na relação entre os poderes executivo e legislativo neste estado, bem como no aprimoramento dos mecanismos de controle público sobre os mesmos. O objetivo é, especificamente, analisar os efeitos dos fóruns participativos promovidos pelo Orçamento Participativo estadual (OP-RS) - uma iniciativa do executivo estadual - e pelo Fórum Democrático - uma iniciativa do legislativo estadual - sobre a prática democrática no Rio Grande do Sul. It analyzes the impact of a set of participatory forums at state level in the relation between executive and Legislative powers at Rio Grande do Sul, as well as in the improvement of the mechanisms of public control on the same ones. The objective is, therefore, to analyze the participatory effects of the forums promoted by Participatory Budgeting (OP-RS) - a state Executive initiative - and by the Democratic Forum - a state Legislative initiative - on democratic practice in the Rio Grande do Sul. 2017-08-17T21:12:18Z 2017-08-17T21:12:18Z 2006 Artigo FARIA, Cláudia Feres. Fóruns participativos, controle democrático e a qualidade da democracia no Rio Grande do Sul: a experiência do governo Olívio Dutra (1999-2002). Opinião Pública, Campinas, v. 12, n. 12, p. 378-406, nov. 2006. http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/3532 pt_BR <a rel="license" href="http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR"><img alt="Licença Creative Commons" style="border-width:0" src="https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png" /></a><br />Este item está licenciado com uma Licença <a rel="license" href="http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR">Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional</a>. 29 p.
institution TSE
collection TSE
language Português
topic Orçamento
Fórum
Participação
Democracia
Poder Executivo
Poder Legislativo
Brasil
Partido político
Partido dos Trabalhadores
spellingShingle Orçamento
Fórum
Participação
Democracia
Poder Executivo
Poder Legislativo
Brasil
Partido político
Partido dos Trabalhadores
Faria, Cláudia Feres
Fóruns participativos, controle democrático e a qualidade da democracia no Rio Grande do Sul : a experiência do governo Olívio Dutra (1999-2002)
description Analisa, a partir de uma experiência recente de governo no âmbito estadual - a gestão de Olívio Dutra (1999-2002) no Rio Grande do Sul -, o impacto da implantação de um conjunto de fóruns participativos na relação entre os poderes executivo e legislativo neste estado, bem como no aprimoramento dos mecanismos de controle público sobre os mesmos. O objetivo é, especificamente, analisar os efeitos dos fóruns participativos promovidos pelo Orçamento Participativo estadual (OP-RS) - uma iniciativa do executivo estadual - e pelo Fórum Democrático - uma iniciativa do legislativo estadual - sobre a prática democrática no Rio Grande do Sul.
format Artigo
author Faria, Cláudia Feres
title Fóruns participativos, controle democrático e a qualidade da democracia no Rio Grande do Sul : a experiência do governo Olívio Dutra (1999-2002)
title_short Fóruns participativos, controle democrático e a qualidade da democracia no Rio Grande do Sul : a experiência do governo Olívio Dutra (1999-2002)
title_full Fóruns participativos, controle democrático e a qualidade da democracia no Rio Grande do Sul : a experiência do governo Olívio Dutra (1999-2002)
title_fullStr Fóruns participativos, controle democrático e a qualidade da democracia no Rio Grande do Sul : a experiência do governo Olívio Dutra (1999-2002)
title_full_unstemmed Fóruns participativos, controle democrático e a qualidade da democracia no Rio Grande do Sul : a experiência do governo Olívio Dutra (1999-2002)
title_sort fóruns participativos, controle democrático e a qualidade da democracia no rio grande do sul : a experiência do governo olívio dutra (1999-2002)
publishDate 2017
url http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/3532
_version_ 1806195405486030848
score 12,587216