Comunicação, mídia e processos de democracia local : estratégias de aproximação entre governo e cidadãos
As relações entre comunicação, mídia e democracia local são discutidas a partir da análise da campanha Quem gosta de BH tem seu jeito de mostrar, lançada pela prefeitura da cidade de Belo Horizonte, em maio de 2003. Duas hipóteses distintas originam-se de uma imagem ideal de participação política qu...
Autor principal: | Marques, Angela Cristina Salgueiro |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
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Resumo: |
As relações entre comunicação, mídia e democracia local são discutidas a partir da análise da
campanha Quem gosta de BH tem seu jeito de mostrar, lançada pela prefeitura da cidade de Belo
Horizonte, em maio de 2003. Duas hipóteses distintas originam-se de uma imagem ideal de participação
política que guia a campanha. Por um lado, a campanha enfatiza uma divisão de tarefas entre os
cidadãos que teria como função melhorar a qualidade de vida da cidade. Por outro lado, ela impõe uma
restrição à participação política oferecendo aos cidadãos um falso status de colaboradores no processo
de resolução dos problemas coletivos. O uso estratégico da mídia cria uma sensação de proximidade
entre o governo municipal e os cidadãos, embora um processo real de deliberação não ocorra entre os
habitantes, ou entre esses e os atores institucionais. A política discursiva da campanha reside em
designar atores e ações específicas, assinalando suas contribuições ao bem-coletivo como um caminho
capaz de gerar uma coesão política e cultural interna na cidade. |
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