Propaganda negativa : ataque versus votos nas eleições presidenciais de 2002
Trata de um objeto de pesquisa muito comum na literatura estrangeira sobre Comunicação Política, mas ainda pouco estudado no Brasil: a propaganda negativa (negative ads). Caracterizada normalmente por ataques aos adversários, a utilização de propaganda negativa não representa novidade em eleições ma...
Autor principal: | Lourenço, Luiz Cláudio |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Trata de um objeto de pesquisa muito comum na literatura estrangeira sobre Comunicação Política, mas ainda pouco estudado no Brasil: a propaganda negativa (negative ads). Caracterizada normalmente por ataques aos adversários, a utilização de propaganda negativa não
representa novidade em eleições majoritárias no Brasil. Contudo, seu estudo retórico e a observação de
sua repercussão junto ao eleitor ainda permanecem muito pouco estudados em nosso país. Nossa
contribuição aqui é justamente fazer essas análises com base nas eleições presidenciais de 2002,
marcadamente um dos pleitos presidenciais recentes que mais veicularam propaganda negativa. Este
artigo se divide em 5 partes: 1 - um breve histórico do que é a propaganda negativa; 2 - os fatores que
contribuíram para a veiculação da propaganda negativa em 2002; 3 - a repercussão na mídia da
propaganda negativa em 2002; 4 - a análise retórica da propaganda negativa e 5 - a repercussão da
propaganda negativa junto ao eleitor comum. |
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