Empresários e financiamento de campanhas na eleição presidencial brasileira de 2014

Analisa o financiamento empresarial de campanhas na eleição presidencial brasileira de 2014. Em primeiro lugar, discute fatores de nível individual e setorial que influenciam a decisão dos empresários de contribuir para campanhas eleitorais. Em segundo lugar, explica a dinâmica do fluxo de receitas...

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Principais autores: Mancuso, Wagner Pralon, Horochovski, Rodrigo Rossi, Camargo, Neilor Fermino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2017
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Resumo: Analisa o financiamento empresarial de campanhas na eleição presidencial brasileira de 2014. Em primeiro lugar, discute fatores de nível individual e setorial que influenciam a decisão dos empresários de contribuir para campanhas eleitorais. Em segundo lugar, explica a dinâmica do fluxo de receitas eleitorais na eleição estudada. Em terceiro lugar, mostra como o financiamento eleitoral empresarial se distribuiu naquela eleição, mensurando o total investido por empresas e setores econômicos, bem como o grau de dependência e dominância das diversas candidaturas em relação às doações feitas pelos diferentes setores da economia brasileira. Por fim, a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal que proibiu as doações eleitorais do empresariado, o artigo reflete sobre o futuro do financiamento de campanhas no país e sobre o modo pelo qual as mudanças poderão afetar o comportamento dos partidos políticos e de suas respectivas candidaturas presidenciais