Empresários e financiamento de campanhas na eleição presidencial brasileira de 2014
Analisa o financiamento empresarial de campanhas na eleição presidencial brasileira de 2014. Em primeiro lugar, discute fatores de nível individual e setorial que influenciam a decisão dos empresários de contribuir para campanhas eleitorais. Em segundo lugar, explica a dinâmica do fluxo de receitas...
Principais autores: | Mancuso, Wagner Pralon, Horochovski, Rodrigo Rossi, Camargo, Neilor Fermino |
---|---|
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Obter o texto integral: |
|
Resumo: |
Analisa o financiamento empresarial de campanhas na eleição
presidencial brasileira de 2014. Em primeiro lugar, discute fatores de nível individual e setorial
que influenciam a decisão dos empresários de contribuir para campanhas eleitorais. Em segundo
lugar, explica a dinâmica do fluxo de receitas eleitorais na eleição estudada. Em terceiro lugar,
mostra como o financiamento eleitoral empresarial se distribuiu naquela eleição, mensurando
o total investido por empresas e setores econômicos, bem como o grau de dependência e dominância das diversas candidaturas em relação às doações feitas pelos diferentes setores da
economia brasileira. Por fim, a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal que proibiu as doações
eleitorais do empresariado, o artigo reflete sobre o futuro do financiamento de campanhas no país e
sobre o modo pelo qual as mudanças poderão afetar o comportamento dos partidos políticos e de
suas respectivas candidaturas presidenciais |
---|