Existe polarização nas postagens de Facebook periódicos brasileiros durante as eleições? : uma análise comparativa da disposição de informações sobre candidatos às eleições presidenciais no Brasil em 2014

Propõe uma análise comparativa das citações dos candidatos à presidência no Brasil a partir das fanfages de Facebook de 12 jornais brasileiros, com o objetivo de identificar, por região, o volume de cobertura e a existência de viés contrário ou favorável a determinado candidato. Utilizamos como meto...

ver mais

Principais autores: Cervi, Emerson Urizzi, Moreira, Adriana Cedillo Morales, Carlomagno, Márcio Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2017
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Propõe uma análise comparativa das citações dos candidatos à presidência no Brasil a partir das fanfages de Facebook de 12 jornais brasileiros, com o objetivo de identificar, por região, o volume de cobertura e a existência de viés contrário ou favorável a determinado candidato. Utilizamos como metodologia predominante a análise quantitativa de conteúdo para analisar 34.618 posts publicados nas fan pages dos jornais, entre 1º de julho e 31 de outubro de 2014, que citavam pelo menos um dos três principais candidatos a presidente: Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) ou Eduardo Campos/Marina Silva (PSB). A variável utilizada para testar a hipótese é a valência do post que cita os candidatos. Os testes demonstraram diferenças importantes entre o primeiro e o segundo turno nas posturas dos jornais por região.