Impacto da educação cívica sobre o conhecimento político : a experiência do programa Parlamento Jovem de Minas Gerais
Nas últimas três décadas, programas de educação cívica tornaram-se recorrentes em várias partes do mundo. Tais programas possuem como princípio formulador o compromisso de imbuir nos envolvidos valores democráticos, desmistificar o mundo da política e fomentar o interesse sobre a atuação do Legislat...
Principais autores: | Sampaio, Thiago, Siqueira, Marina Rodrigues |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
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Assuntos: | |
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Resumo: |
Nas últimas três décadas, programas de educação cívica tornaram-se recorrentes em várias partes do mundo. Tais
programas possuem como princípio formulador o compromisso de imbuir nos envolvidos valores democráticos, desmistificar o
mundo da política e fomentar o interesse sobre a atuação do Legislativo. Este artigo analisa o processo cognitivo de
aprendizagem dos participantes do principal programa de educação cívica desenvolvido em Minas Gerais, o Parlamento Jovem
(PJ), e também discorre sobre os motivos que levam programas de educação cívica como o PJ a obterem resultados opostos aos
esperados. Além disso, apresenta os meandros da construção do conhecimento político nos participantes e o impacto do PJ. A
análise parte de dados obtidos na pesquisa quase-experimental O Parlamento Jovem como espaço de socialização política? |
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