Um modelo para medir os efeitos da cobertura da imprensa no voto : teste nas eleições de 2002 e 2006
Apresenta a construção e o teste de um modelo voltado para medir o efeito da cobertura da imprensa no voto dos eleitores. O período de análise são as eleições presidenciais de 2002 e 2006. A variável dependente são as séries históricas de intenção de voto dos principais candidatos. A variável explic...
Autor principal: | Mundim, Pedro Santos |
---|---|
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Obter o texto integral: |
|
Resumo: |
Apresenta a construção e o teste de um modelo voltado para medir o efeito da cobertura da imprensa no voto dos eleitores. O período de análise são as eleições presidenciais de 2002 e 2006. A variável dependente são as séries históricas de intenção de voto dos principais candidatos. A
variável explicativa de maior interesse foi construída a partir da análise de conteúdo da cobertura
eleitoral de quatro grandes jornais do país: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do
Brasil. Os resultados dos testes indicaram que o modelo funcionou satisfatoriamente e que a cobertura
da imprensa foi, sim, um fator importante das disputas eleitorais de 2002 e 2006. Em ambos os pleitos
as intenções de voto de seis dos oito principais candidatos ao cargo de Presidente da República foram
afetadas pelos fluxos de informação provenientes da cobertura da imprensa. |
---|