Resumo: |
Tendo em vista o baixo número de mulheres eleitas para cargos nos órgãos legislativos brasileiros, o presente artigo pretende entender como as candidatas ao cargo de Deputada Federal pelo estado do Paraná apareceram no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). Considera-se que, como ocorre em relação a outros recursos aplicados durante o período eleitoral, as mulheres possuem um acesso desigual à propaganda televisionada, quando comparadas aos candidatos homens. Além disso, esse tratamento tende a aumentar ou a diminuir nos diferentes partidos. A partir da metodologia da análise quantitativa de conteúdo, demonstra-se que o HGPE não reflete a cota estabelecida por lei de um mínimo de 30% de candidatas, com homens sobrerrepresentados nas inserções. Há, contudo, diferenças significativas entre as agremiações: partidos de esquerda tendem a apresentar mais mulheres em suas propagandas do que os de direita. Além disso, a análise demonstra que há desigualdade entre as próprias mulheres, já que 20 das 58 candidatas ocupam quase 70% dos segmentos.
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