Gastos e votos nas eleições 2012 : o caso dos candidatos a prefeito das capitais brasileiras

Analisa a relação entre receita de campanha e resultados eleitorais nas eleições municipais de 2012. Em termos substantivos, testou-se a hipótese de que desafiantes são mais eficientes do que incumbents (Efeito Jacobson). Metodologicamente, foi combinada a estatística descritiva e multivariada, além...

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Principais autores: Paranhos, Ranulfo, Figueiredo Filho, Dalson Britto, Rocha, Enivaldo Carvalho da, Silva Júnior, José Alexandre da, Lavareda, Antonio
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2018
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Resumo: Analisa a relação entre receita de campanha e resultados eleitorais nas eleições municipais de 2012. Em termos substantivos, testou-se a hipótese de que desafiantes são mais eficientes do que incumbents (Efeito Jacobson). Metodologicamente, foi combinada a estatística descritiva e multivariada, além de um modelo regressão Poisson para analisar os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes às disputas eleitorais ao cargo de prefeito em todas as capitais brasileiras. Os resultados sugerem que: (1) em média, o incremento de 1% na receita eleva em 0,646% o número de votos e (2) diferente do esperado, incumbents são mais eficientes do que os candidatos desafiantes.