Discurso do medo e ódio político na disputa eleitoral brasileira de 2014

Analisa a presença do discurso do medo na mídia durante a disputa eleitoral brasileira em 2014. Foram selecionadas sequências discursivas de texto publicado no blog de um colunista da revista Veja, e analisado o discurso do medo presente no texto. Em seguida, analisou-se o discurso do ódio presente...

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Autor principal: Ezequiel, Vanderlei de Castro
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2018
Assuntos:
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Resumo: Analisa a presença do discurso do medo na mídia durante a disputa eleitoral brasileira em 2014. Foram selecionadas sequências discursivas de texto publicado no blog de um colunista da revista Veja, e analisado o discurso do medo presente no texto. Em seguida, analisou-se o discurso do ódio presente nos comentários dos leitores postados no blog. A principal orientação teórico-metodológica é a Análise de Discurso (Charaudeau). O estudo sobre o medo e o ódio é apoiado, principalmente, nos autores Delumeau e Mira y López. As relações entre mídia, eleição e medo são abordadas a partir de Vera Chaia. As teses da Sociedade do Espetáculo (Debord) conduzem a análise crítica do discurso político presente no corpus. Concluiu-se que, o discurso do medo presente no texto analisado possui íntima ligação com as manifestações de ódio político postadas no blog. Nesse sentido, radicaliza-se, espetacularizando o debate político eleitoral.