Os políticos de aldeia : eleições, negociações e prática política nas paróquias do Rio Grande do Sul (1868-1889)

Durante muito tempo a historiografia brasileira considerou que as eleições no Brasil Império constituíam-se em um espaço de participação reservado somente às elites. No entanto, novas pesquisas vêm demonstrando que além da ampla presença de setores médios e populares nos pleitos, a freqüência com qu...

ver mais

Autor principal: Vargas, Jonas Moreira
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2018
Assuntos:
Obter o texto integral:
id oai:bdjur.stj.jus.br.teste5:oai:localhost:bdtse-4957
recordtype tse
spelling oai:bdjur.stj.jus.br.teste5:oai:localhost:bdtse-49572020-06-02 Os políticos de aldeia : eleições, negociações e prática política nas paróquias do Rio Grande do Sul (1868-1889) Vargas, Jonas Moreira Tribunal Superior Eleitoral Eleições História Política Participação política Candidato a cargo eletivo Eleitor Rio Grande do Sul Império (1822-1889) Durante muito tempo a historiografia brasileira considerou que as eleições no Brasil Império constituíam-se em um espaço de participação reservado somente às elites. No entanto, novas pesquisas vêm demonstrando que além da ampla presença de setores médios e populares nos pleitos, a freqüência com que os mesmos ocorriam era bastante significativa. Tal fenômeno político apresentava-se como o centro de uma série de disputas que envolviam desde os estancieiros nas paróquias mais distantes até os ministros e senadores na Corte. Para que os partidos e facções locais conquistassem os votos era necessário um meticuloso e lento planejamento que envolvia diferentes agentes. Neste sentido, é importante destacar a intensa negociação entre candidatos, eleitores e chefes políticos, uma vez que compreender tais relações é demonstrar o que sustentava o sistema político imperial - este gigante aparentemente conhecido por fora, mas ainda pouco observado por dentro. 2018-07-30T17:12:45Z 2018-07-30T17:12:45Z 2013 Outro VARGAS, Jonas Moreira. Os políticos de aldeia: eleições, negociações e prática política nas paróquias do Rio Grande do Sul (1868-1889). In: MOSTRA DE PESQUISA DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, 10., 2012, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, CORAG, 2013. p. 25-37. http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/4957 pt_BR <a rel="license" href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR"><img alt="Licença Creative Commons" style="border-width:0" src="https://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png" /></a><br />Este item está licenciado com uma Licença <a rel="license" href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR">Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional</a>. 13 p.
institution TSE
collection TSE
language Português
topic Eleições
História
Política
Participação política
Candidato a cargo eletivo
Eleitor
Rio Grande do Sul
Império (1822-1889)
spellingShingle Eleições
História
Política
Participação política
Candidato a cargo eletivo
Eleitor
Rio Grande do Sul
Império (1822-1889)
Vargas, Jonas Moreira
Os políticos de aldeia : eleições, negociações e prática política nas paróquias do Rio Grande do Sul (1868-1889)
description Durante muito tempo a historiografia brasileira considerou que as eleições no Brasil Império constituíam-se em um espaço de participação reservado somente às elites. No entanto, novas pesquisas vêm demonstrando que além da ampla presença de setores médios e populares nos pleitos, a freqüência com que os mesmos ocorriam era bastante significativa. Tal fenômeno político apresentava-se como o centro de uma série de disputas que envolviam desde os estancieiros nas paróquias mais distantes até os ministros e senadores na Corte. Para que os partidos e facções locais conquistassem os votos era necessário um meticuloso e lento planejamento que envolvia diferentes agentes. Neste sentido, é importante destacar a intensa negociação entre candidatos, eleitores e chefes políticos, uma vez que compreender tais relações é demonstrar o que sustentava o sistema político imperial - este gigante aparentemente conhecido por fora, mas ainda pouco observado por dentro.
author2 Tribunal Superior Eleitoral
format Outro
author Vargas, Jonas Moreira
title Os políticos de aldeia : eleições, negociações e prática política nas paróquias do Rio Grande do Sul (1868-1889)
title_short Os políticos de aldeia : eleições, negociações e prática política nas paróquias do Rio Grande do Sul (1868-1889)
title_full Os políticos de aldeia : eleições, negociações e prática política nas paróquias do Rio Grande do Sul (1868-1889)
title_fullStr Os políticos de aldeia : eleições, negociações e prática política nas paróquias do Rio Grande do Sul (1868-1889)
title_full_unstemmed Os políticos de aldeia : eleições, negociações e prática política nas paróquias do Rio Grande do Sul (1868-1889)
title_sort os políticos de aldeia : eleições, negociações e prática política nas paróquias do rio grande do sul (1868-1889)
publishDate 2018
url http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/4957
_version_ 1806195533339951104
score 12,587216