Campanha eleitoral 2016 : a relação entre gastos e votos dos candidatos a prefeito nas capitais

Quem foi mais eficiente em transformar dinheiro em votos na disputa pelas prefeituras das capitais do Brasil em 2016? Incumbents ou challengers? Este artigo, que testa a ocorrência do Efeito Jacobson nas capitais do país, aponta que os candidatos à reeleição foram menos eficientes na transformação d...

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Autor principal: Sampaio, Daniel
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2019
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Resumo: Quem foi mais eficiente em transformar dinheiro em votos na disputa pelas prefeituras das capitais do Brasil em 2016? Incumbents ou challengers? Este artigo, que testa a ocorrência do Efeito Jacobson nas capitais do país, aponta que os candidatos à reeleição foram menos eficientes na transformação de gastos de campanha em votos conquistados: em média, a cada 1% de incremento na receita, os prefeitos que se candidataram à reeleição tiveram um aumento de 0,591% na quantidade de votos recebidos, enquanto os desafiantes alcançaram 0,632%. A pesquisa reproduz o modelo utilizado por Paranhos et al. (2013) - estatística descritiva e multivariada -, que, analisando a disputa nas capitais em 2012, encontraram efeito inverso.