Jornais, estudantes e partidos políticos no Brasil oitocentista : a defesa do Partido Conservador nas edições de A Ordem (São Paulo, 1862)

Estudo sobre a defesa do ideário do Partido Conservador elaborada pelos articulistas do jornal A Ordem, em 1862. Os redatores desse jornal eram estudantes da Faculdade de Direito de São Paulo. Nesse quadro, o presente artigo comporta uma discussão sobre a natureza das ideias políticas e da atividade...

ver mais

Autor principal: Gomes, Sandro Aramis Richter
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2019
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Estudo sobre a defesa do ideário do Partido Conservador elaborada pelos articulistas do jornal A Ordem, em 1862. Os redatores desse jornal eram estudantes da Faculdade de Direito de São Paulo. Nesse quadro, o presente artigo comporta uma discussão sobre a natureza das ideias políticas e da atividade partidária de estudantes de Direito que não se tornaram lideranças políticas nacionais ao tempo do Império. Eles se tornaram, portanto, políticos marcados pela limitada projeção nos quadros partidários. Este artigo contém análise do pensamento político de bacharéis que desenvolveram uma produção textual de forma episódica. De um lado, é destacado que a produção de um jornal político era operacional para a difusão, no âmbito provincial, da matriz do pensamento das lideranças dos partidos monárquicos. De outro lado, argumenta-se que os redatores de A Ordem situavam as ideias dos membros do Partido Liberal como ameaças à estabilidade política do Império. A implantação da República seria o real objetivo dos liberais. Os articulistas defendiam a monarquia e os preceitos da Constituição de 1824. Portanto, é evidenciado que o elogio da perenidade das instituições políticas era peculiar aos artigos veiculados naquele periódico.