O jornal Metro e as pesquisas eleitorais nas eleições 2012 e 2014 em Curitiba

Analisa os dados obtidos no acompanhamento da cobertura eleitoral do jornal Metro sobre as eleições 2012 e de 2014. Em 2012 foram 72 edições do jornal seleciona-das, do dia 02 de agosto ao dia 30 de outubro, sendo 233 matérias relacionadas à campanha eleitoral. Já em 2014 foram 60 edições selecionad...

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Principais autores: Santos, Romer Mottinha, Quadros, Doacir Gonçalves de
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2020
Assuntos:
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Resumo: Analisa os dados obtidos no acompanhamento da cobertura eleitoral do jornal Metro sobre as eleições 2012 e de 2014. Em 2012 foram 72 edições do jornal seleciona-das, do dia 02 de agosto ao dia 30 de outubro, sendo 233 matérias relacionadas à campanha eleitoral. Já em 2014 foram 60 edições selecionadas do dia 01 de agosto ao dia 24 de outubro, quantificando 239 matérias sobre campanha eleitoral. O objetivo principal é comparar o volume da cobertura do jornal e mensurar a visibilidade dos principais candidatos que concorreram ao cargo majoritário municipal, estadual e federal nas eleições de 2012 e de 2014. Para alcançar estes objetivos adotamos a metodologia quantitativa de aná-lise de conteúdo para identificar alguns traços relativos ao volume de matérias sobre as referidas eleições e sobre os principais candidatos nas disputas. Identificou-se um volume de cobertura eleitoral marcado pela sujeição ao mercado de leitores/eleitores acu-sado nas pesquisas eleitorais. Os resultados apontam distintos padrões de cobertura nas eleições de 2012 e 2014 por meio de um pro-duto informativo sobre as eleições que acompanhou a ordem de destaque dos candidatos no desejo do eleitor aferido pelas pesquisas eleitorais.