Mídia e eleições : notas sobre a cobertura jornalística da campanha presidencial de 2010 no Brasil

Apresenta algumas idéias e resultados preliminares de uma pesquisa em desenvolvimento sobre a cobertura jornalística da campanha presidencial de 2010. Considerando o processo de individualização que são próprios da democracia de público e do sistema político majoritário, que confere um excessivo val...

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Autor principal: Angelo, Vitor Amorim de
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2020
Assuntos:
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Resumo: Apresenta algumas idéias e resultados preliminares de uma pesquisa em desenvolvimento sobre a cobertura jornalística da campanha presidencial de 2010. Considerando o processo de individualização que são próprios da democracia de público e do sistema político majoritário, que confere um excessivo valor à pessoa do candidato, sobretudo em sistemas presidencialistas, o trabalho investiga o papel da mídia no processo político-eleitoral brasileiro no que se refere à recuperação e reelaboração da memória social sobre a ditadura militar - especificamente, sobre a participação de Serra e Dilma em movimentos de oposição ao Estado autoritário. Acredita-se que a mídia desempenhou um papel significativo para a difusão de certos elementos a respeito da biografia política dos dois principais candidatos a presidente e que foram utilizados na luta política travada desde a pré-campanha.