Uso da internet e oportunidades de participação política virtual nas eleições municipais de outubro de 2008 no Brasil

Reflete sobre o uso da internet nas eleições brasileiras a partir dos resultados de pesquisa empírica sobre o emprego das novas tecnologias pelos 175 candidatos às prefeituras municipais das capitais brasileiras nas eleições de outubro de 2008. Utilizando técnicas de análise de conteúdo a partir dos...

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Principais autores: Braga, Sérgio Soares, Nicolás, Maria Alejandra, França, Andressa Silvério Terrona
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2020
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Resumo: Reflete sobre o uso da internet nas eleições brasileiras a partir dos resultados de pesquisa empírica sobre o emprego das novas tecnologias pelos 175 candidatos às prefeituras municipais das capitais brasileiras nas eleições de outubro de 2008. Utilizando técnicas de análise de conteúdo a partir dos modelos desenvolvidos anteriormente por Ferber, Foltz e Puglize (2007) e Braga, Nicolás e França (2010) para detectar padrões de uso da web pelos candidatos e mapear as oportunidades de interação propiciadas pela internet entre candidatos e eleitores, chegou-se a dois resultados básicos: (i) existência de um "digital divide" entre os candidatos de diversas regiões e com diferentes graus de escolaridade e patrimônio; (ii) baixa difusão do uso das chamadas "redes sociais" pelos candidatos, e mesmo de mecanismos tradicionais de interação como blogs, fóruns e chats. Entretanto, embora as ferramentas da "Web 2.0" tenham sido pouco utilizadas no último pleito para as capitais brasileiras, a internet deu lugar a algumas experiências embrionárias de participação política que nos permitem antever os potenciais dessa mídia para alterar significativamente as relações entre candidatos e opinião pública nos próximos pleitos municipais brasileiros.