Resumo: |
Busca compreender o modo como os famosos se movimentam e são capazes de mobilizar o cenário político. Defende que as celebridades são um elemento da sociedade contemporânea que gera uma maior participação cívica dos indivíduos na política. E esta é uma das propostas desta comunicação: demonstrar, ao contrário da visão pessimista e crítica com a celebrização que a grande maioria da literatura especializada possui desde a década de 80 do século passado, que as celebridades podem servir como um elemento de rejuvenescimento democrático. O outro objetivo é apresentar uma tipologia adequada das celebridades que possa ser utilizada também em um Brasil cada vez mais digital. Para alcançar estes objetivos, realiza uma revisão bibliográfica sobre as celebridades considerando principalmente sua aproximação com a política. Logo, são discutidos os estudos de Postman e Putnam que apontavam como a participação das celebridades era prejudicial para o ambiente democrático. Após isso, apresenta uma corrente mais recente, capitaneada por Street, Wheeler, Marshall, entre outros, que passou a defender na celebrização uma forma de rejuvenescimento democrático. Ao se apresentar as novas teorias de celebrização da política, também discute as principais tipologias das celebridades políticas e qual seria a formulação mais adequada para o Brasil e para o ambiente das novas mídias.
|