Resumo: |
Apresenta os resultados de um experimento de survey realizado com 730 estudantes de universidades privadas da cidade de São Paulo durante as eleições municipais de 2016. O objetivo é identificar o efeito que pistas religiosas utilizadas por candidatos evangélicos podem ter sobre os eleitores. Os participantes do experimento receberam informações sobre candidatos a vereador pela cidade de São Paulo, dos quais deveriam escolher um. Para aqueles atribuídos aos grupos de tratamento, um dos candidatos se apresentava como pastor ou pertencente a alguma igreja evangélica pentecostal. Além disso, manipulou-se também a oferta de candidatos, de modo a testar se haveria alguma relação entre a escolha do candidato e o número de candidatos ofertados. Considerando os respondentes como um todo, os resultados revelam que o uso de pistas religiosas (i.e., evangélicas) têm um efeito negativo sobre a escolha do candidato. No entanto, ao focar especificamente nos respondentes evangélicos, vê-se que a probabilidade de escolherem um candidato aumenta quando ele é apresentado com pistas religiosas. Quando a oferta de candidatos aumenta, o efeito se torna ainda maior. A situação é similar, porém inversa no caso dos católicos. Sua probabilidade de escolher o candidato evangélico diminui quando ele é apresentado com pistas religiosas, e diminui ainda mais quando aumentamos a oferta de candidatos.
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