Estrutura de comunicação e democratização eleitoral em disputas para prefeito no Brasil em 2008 e 2016

Busca possíveis explicações para diferenças na democracia eleitoral no nível municipal brasileiro. Para tanto, usa como variáveis explicativas indicadores de mudanças nas estruturas de comunicação das campanhas locais. Foram comparados os resultados das eleições municipais para prefeitos de 2008 e 2...

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Principais autores: Cervi, Emerson Urizzi, Neves, Daniela Silva
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2020
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Resumo: Busca possíveis explicações para diferenças na democracia eleitoral no nível municipal brasileiro. Para tanto, usa como variáveis explicativas indicadores de mudanças nas estruturas de comunicação das campanhas locais. Foram comparados os resultados das eleições municipais para prefeitos de 2008 e 2016 em nível agregado, ou seja, considerando dados de todos os 5,6 mil municípios brasileiros. O objetivo é testar os efeitos de dois indicadores de comunicação - eletrônica e digital - para a democracia eleitoral nas disputas para as prefeituras. A variável dependente é uma adaptação do Índice de Democratização, de Vanhanen, que indica o grau de democratização eleitoral de cada município em determinada eleição a partir das dimensões "concorrência" e "participação". As variáveis explicativas são comunicacionais. O indicador de comunicação eletrônica é a existência ou não de emissoras de rádio no município. Com rádio, a campanha conta com o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) para comunicação entre candidatos e eleitores. O segundo indicador é de intensidade de comunicação digital por município, medida pela proporção da população em pontos de internet via banda larga. Quanto maior a proporção de acessos, maior o potencial de acesso a conteúdos digitais. O trabalho conclui que é necessário isolar as dimensões concorrência e participação para compreender os efeitos. Quando a dimensão concorrência é analisada, tanto rádio e TV quanto internet estão positivamente associados ao aumento dela. Já quando a dimensão participação é isolada, a comunicação está associada negativamente à participação eleitoral, tanto para os meios eletrônicos tradicionais, quanto para a internet.