As pessoas interagem com os políticos nas mídias sociais? Padrões de interação no Facebook e seus determinantes nas eleições estaduais brasileiras de 2014
Analisa 140 candidatos a governador nos 27 estados brasileiros que estavam presentes no Facebook nas eleições de 2014. Coletaram-se o total da produção e das interações de todos os candidatos na referida plataforma digital. Seguindo o framework aplicado por Vaccari e Nielsen (2014) e tendo como unid...
Principais autores: | Braga, Sérgio Soares, Carlomagno, Márcio Cunha |
---|---|
Outros Autores: | Tribunal Superior Eleitoral |
Tipo de documento: | Outro |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
2020
|
Assuntos: | |
Obter o texto integral: |
|
Resumo: |
Analisa 140 candidatos a governador nos 27 estados brasileiros que estavam presentes no Facebook nas eleições de 2014. Coletaram-se o total da produção e das interações de todos os candidatos na referida plataforma digital.
Seguindo o framework aplicado por Vaccari e Nielsen (2014) e tendo como unidade de análise a média das interações, propôs-se uma abordagem que aprimora os dados dos autores. Descreveu-se a distribuição da atenção aos
candidatos e analisou-se, por meio de uma regressão estatística, quais os fatores
explicativos para tal distribuição. Ser um candidato competitivo e número de
citações na imprensa foram fatores mais influentes no âmbito político, porcentagem da população do estado com acesso à internet foi a variável mais explicativa no âmbito dos aspectos sociais. |
---|