Agentes de campanha não-oficial : a rede antipetista na eleição de 2014

Investiga as articulações entre agentes não-institucionais que fizeram campanha contra Dilma Rousseff e o PT no Facebook em 2014. O argumento é que a internet, mais especificamente, as mídias sociais são arenas nas quais novos atores disputam os espaços da comunicação eleitoral, complexificando o ec...

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Autor principal: Santos Junior, Marcelo Alves dos
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2020
Assuntos:
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Resumo: Investiga as articulações entre agentes não-institucionais que fizeram campanha contra Dilma Rousseff e o PT no Facebook em 2014. O argumento é que a internet, mais especificamente, as mídias sociais são arenas nas quais novos atores disputam os espaços da comunicação eleitoral, complexificando o ecossistema político-midiático. Aplicaram-se procedimentos metodológicos inovadores da análise de redes sociais com a finalidade de mapear os canais que mobilizaram o antipetismo no Facebook. O principal resultado é o que chamamos de Rede Antipetista, um agregado multifacetado de cerca de 500 fan-pages que alcançou um público total de mais de 10 milhões de seguidores. Foram discutidas as implicações deste achado para a diversificação dos objetos de pesquisa em comunicação político-eleitoral.