O espectro Lula na eleição presidencial de 2018 : imagem pública e imagem negada

Discute a presença da imagem pública do ex-presidente Lula na campanha eleitoral presidencial de 2018. Para tanto, referenciou-se teoricamente em autores que tratam da formação da imagem pública (GOFFMAN, 2009), as disputas em torno do poder simbólico (BOURDIEU, 2011) e o contexto da sociedade do es...

ver mais

Autor principal: Haubrich, Alexandre
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Outro
Idioma: Português
Publicado em: 2020
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Discute a presença da imagem pública do ex-presidente Lula na campanha eleitoral presidencial de 2018. Para tanto, referenciou-se teoricamente em autores que tratam da formação da imagem pública (GOFFMAN, 2009), as disputas em torno do poder simbólico (BOURDIEU, 2011) e o contexto da sociedade do espetáculo (DEBORD, 1997), além de questões relacionadas à visibilidade (WEBER, 2006; MAIA, 2008; GOMES, 2008) e carisma (WEBER, 1999). Com técnicas de análise de conteúdo, investigou-se, então, capas de jornais e revistas durante a campanha eleitoral. Foram analisados, ainda, os programas eleitorais veiculados na televisão pelos dois candidatos que chegaram ao segundo turno, Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). Foi possível observar forte incidência da imagem pública de Lula na campanha, em todos os campos e atores investigados, sempre com destaque para as disputas em torno da imagem do ex-presidente.