Resumo: |
Discute a presença da imagem pública do ex-presidente Lula na campanha eleitoral
presidencial de 2018. Para tanto, referenciou-se teoricamente em autores que tratam da formação da imagem pública (GOFFMAN, 2009), as disputas em torno do poder simbólico (BOURDIEU, 2011) e o contexto da sociedade do espetáculo (DEBORD, 1997), além de questões relacionadas à visibilidade (WEBER, 2006; MAIA, 2008; GOMES, 2008) e carisma (WEBER, 1999). Com técnicas de análise de
conteúdo, investigou-se, então, capas de jornais e revistas durante a campanha eleitoral. Foram analisados, ainda, os programas eleitorais veiculados na televisão pelos dois candidatos que chegaram ao segundo turno, Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). Foi possível observar forte incidência da imagem
pública de Lula na campanha, em todos os campos e atores investigados, sempre com destaque para as disputas em torno da imagem do ex-presidente.
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