Imprensa e a propaganda negativa eleitoral : congruência de agendas e enquadramento

Busca caracterizar e analisar a relação entre as agendas/enquadramentos da imprensa tradicional brasileira e da propaganda negativa eleitoral na campanha presidencial de 2014. No momento em que o tema da propaganda negativa se constitui enquanto objeto da Ciência Política nacional, percebe-se uma la...

ver mais

Autor principal: Oliveira, Lucy
Outros Autores: Tribunal Superior Eleitoral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: 2020
Assuntos:
Obter o texto integral:
Resumo: Busca caracterizar e analisar a relação entre as agendas/enquadramentos da imprensa tradicional brasileira e da propaganda negativa eleitoral na campanha presidencial de 2014. No momento em que o tema da propaganda negativa se constitui enquanto objeto da Ciência Política nacional, percebe-se uma lacuna sobre como se dá a convergência de temas entre os campos político e midiático no ambiente informacional. Assim, partindo do pressuposto de que a agenda negativa teria maior valor-notícia e atende ao ideal normativo de watch dog, nossa hipótese foi a de que haveria convergência entre a agenda da imprensa e dos ataques da oposição, fenômeno que denominamos de ripple effect. O corpus da pesquisa foi composto pela análise do HGPE, spots e pelos dois principais jornais impressos nacionais. Por fim, os dados confirmaram parcialmente nossa hipótese e reforçaram achados da literatura sobre jornalismo político brasileiro.